Em 19/08/2025

ANOREG/BR marca presença no L Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil e em agenda institucional em Manaus


Evento foi promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil.


A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) esteve presente de forma expressiva no L Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, realizado pela primeira vez na região Norte do país, em Manaus (AM). O evento, promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), reuniu autoridades e especialistas para debater os principais desafios e avanços do sistema registral brasileiro, com apoio da ANOREG/AM, do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e do RIB/AM.

Na cerimônia de abertura, ocorrida na noite de terça-feira (05/08), o presidente da ANOREG/BR, Rogério Portugal Bacellar, compôs a mesa solene e destacou a importância histórica do encontro. “Dos 50 anos de história do IRIB, acredito que participei de pelo menos 40, e sempre é uma oportunidade de aprender muito e debater profundamente esta atividade que é a base principal da segurança jurídica no Brasil”, afirmou.

Também prestigiaram a abertura os membros da Diretoria Executiva da entidade: Ari Álvares Pires Neto (1º vice-presidente), Marcelo Lima Filho (2º vice-presidente), Moema Locatelli Belluzzo (diretora financeira adjunta) e o conselheiro titular José de Arimatéia Barbosa, que também é diretor de Relações Internacionais do IRIB.

Painéis técnicos e debates estratégicos

A participação da ANOREG/BR também se estendeu à programação técnica do Encontro. No segundo dia do evento, Moema Locatelli Belluzzo encerrou as atividades com a palestra “Terras Públicas e o Registro de Imóveis”, ao lado de Izaias Gomes Ferro Júnior (IRIB) e André Bueno da Silveira (MPF). Ela destacou a importância da integração entre gestão fundiária e Registro de Imóveis, reforçando o papel da atividade como filtro de legalidade e instrumento essencial de segurança jurídica.

As discussões evidenciaram duas conclusões centrais:

  • a necessária integração entre órgãos fundiários e os Cartórios de Registro de Imóveis;
  • a urgência em garantir o registro das terras públicas como etapa final da cadeia dominial, assegurando transparência e controle.

Já o 1º vice-presidente da ANOREG/BR, Ari Álvares Pires Neto, participou do Painel sobre Ratificação de Imóvel Rural em Faixa de Fronteira, que também contou com a presença de José Paulo Baltazar Junior (presidente do IRIB), Érika Medeiros Krügel Stocco (RIB) e Juan Pablo Correa Gossweiler (ONR). O debate trouxe uma visão estratégica sobre as ações do Registro de Imóveis do Brasil e ressaltou os avanços na modernização dos serviços e no fortalecimento da imagem institucional da atividade.

Reunião de Alinhamento Institucional

Na manhã do dia 05 de agosto, o 1º vice-presidente e a diretora da ANOREG/BR, Ari Álvares Pires Neto e Moema Locatelli Belluzzo participaram da 4ª Reunião de Alinhamento Institucional entre RIB, IRIB, ONR e Associações Estaduais. O encontro tratou de temas estratégicos como planejamento coletivo, ações institucionais, comunicação integrada, projetos sociais e a Caravana da REURB, iniciativa que fomenta a regularização fundiária em todo o país.

Caravana da REURB

A capital amazonense também foi palco de mais uma edição da Caravana da REURB, promovida no dia 4 de agosto, que reuniu autoridades, especialistas e representantes de diversas instituições para discutir a regularização fundiária como política pública de inclusão e cidadania.

Entre as autoridades presentes, estiveram o 1º vice-presidente da ANOREG/BR, Ari Álvares Pires Neto, e o 2º vice-presidente, José Marcelo de Castro Lima Filho, que reforçaram o papel dos Cartórios como protagonistas na efetivação do direito à moradia e na promoção da segurança jurídica.

A presença do presidente e dos diretores da ANOREG/BR em Manaus reafirma o compromisso da entidade com a defesa das prerrogativas dos notários e registradores, o fortalecimento da segurança jurídica e a modernização dos serviços extrajudiciais brasileiros.

AssCom ANOREG/BR.

Fonte: ANOREG/BR.



Compartilhe